terebintina

minha tia já fez muita coisa pra esquecer meu tio
e pintar foi uma delas.
minha mãe falava pra ela
pinta que passa.
eu achava que todos os pintores famosos tinham problema no coração
até descobrir que o amor
não dá problema no coração.
o que dá problema no coração é frango.
um vizinho meu morreu do coração
e todo mundo dizia que ele morreu
porque comia frango frito demais.
talvez todo pintor seja tio de alguém
tentando esquecer a tia de alguém
e só isso.
a casa da tia sempre teve um cheiro estranho.
mamãe dizia que era cheiro de um negócio que ela usava pra diluir a tinta.
vai ver esse é o cheiro das coisas quando as coisas diluem.
quando a tinta dilui.
quando as lembranças diluem.
quando a saudade dilui.
quando a vida dilui.
minha tia diluía o amor junto com as tintas
e tentava pintar alguma coisa nova.
às vezes
o novo amor dela era uma cesta de frutas
às vezes
era uma praia vazia e onde já se viu praia que não tem ninguém
às vezes
eram flores num vaso com uma sombra torta.
mas outro dia
ela tava pintando uma casa de campo com um campo enorme.
e bem no cantinho tinha um homem
bem pequenininho
mexendo numa carroça
bem pequenininha
perto de uns cavalinhos
bem pequenininhos.
parecia meu tio.
foi aí que eu percebi
tem coisas nessa vida
que a gente não consegue diluir.

Comentários

Anônimo disse…
O bom de ficar pulando de blog em blog é que às vezes acontece de cair num lugar bacana como esse aqui. Que texto bacana, um primor de observação e sensibilidade.

Postagens mais visitadas