Democracia?

.

.
Após algumas seqüências de resultados favoráveis ao seu Governo, o presidente Venezuelano, Hugo Chávez, passou por um impacto ao ter seu Referendo derrubado em votação.
.
O Referendo era composto por dois Blocos, ambos rejeitados. O primeiro continha propostas, como por exemplo, a reeleição imediata do presidente que a partir disso passaria a ter poderes sem precedentes. O Bloco apresentava outras propostas com a finalidade de amenizar e camuflar tal situação.
.
Propostas essas que de certa forma dariam mais poderes a classes oprimidas como a Redução da Jornada de trabalho semanal, de 40 para 36 horas, a Proibição do Latifúndio e Monopólios, a Suspensão da Autonomia do Banco Central, a Extensão de seguro social para trabalhadores informais e uma que poderia gerar mais discussão como a Promoção da igualdade entre trabalhadores sem nível superior com os de nível superior, fora outras propostas.
.
O espírito de democracia se instala cada vez mais na Venezuela, uma democracia participativa e de protagonismo.”, com essas palavras, Hugo Chávez recebeu notícias iniciais da boca-de-urna que antecedeu o referendo. Segundo o Dicionário Houaiss: Democracia: 1. governo do povo; governo em que o povo exerce a soberania; 2. sistema político cujas ações atendem aos interesses populares. Não sei qual parte de Democracia Hugo Chávez não entendeu.
.
Não distante disso, exemplo os Estados Unidos da América que se dizem tão democráticos, e demonstram tal, na invasão de países em busca de poder e petróleo com a desculpa “esfarrapada” de Manutenção da Ordem, assim também, os Ingleses agem de forma parecida, onde uma Família Real comanda um país que não tem boca e consequentemente não pode ser ouvido, onde diz, serem democráticos.
.
O que o povo fez, foi mais do que um sinal de que o governo “Chavista”, mesmo com avanços significativos referente algumas questões socias no país, está saturando a população, e esta, abre os olhos cada vez mais para um ambiente, aí sim, democrático e como diz Hugo, “Protagonista”.

Comentários

Nayara Diniz disse…
Oie Tiago!

Interessante o seu texto,
Em um mundo onde globalização trouxe um fenomeno chamado midiatização, que nada mais é do que o campo jornalisticos em um espaço publico ajudado pela informatizaçao, povos ainda se submetem a governos totalitarios, e autoritario, onde alguns governantes centralizam seu poder e outros tiram o diretio basico de liberdade.
Embora eu acredite que nos tempos de ditadura brasileira, foi o periodo muito produltivo para criaçao artistica e,m nosso país, não creio que esse seja o caminho para uma sociedade mais justa e igualitaria, mesmo a democracia que vivemos hoje no Brasil, deixa muito a desejar, onde o intersse popular e substituido pelo interesse individual ou de uma classe menor e mais favorecida, me falta saber onde a democracia está sendo exercida de acordo com as decisôes do povo.

Em resposta ao seu comentario:
A religiao que usa de rituais como a morte de animais, entre outro ainda piores é o Camdomblé que embora muito parecido com o Umbanda, eles se diferem nesse atos.
Também mencionei em meu texto, que o Umbanda é muito pluralista, e as caracteristicas mencionadas sao referente a somente a Cardicista e o Espirita Umbanda, que não usam esses rituais, e não interferem no livre arbitrio do seu humano.


Mais uma vez obrigada pelo comentario.
Beijo
Anônimo disse…
Fala Tiago

Vamos lá, primeiro ponto, parece-me que vc não entendeu direito o que está ocorrendo na Venezuela, também como poderia deixar de ser diferente? lendo Veja, assistindo os jornais da Globo etc - não vai enteder mesmo, pois eles não falam a verdade. acho que vc deveria consultar fontes mais idoneas e que não defendam os interesses das classes dominantes que nos oprimem e expropriam toda riqueza do nosso país.

Segundo lugar gostaria de comentar alguns trechos do seu texto.

"Qual parte da democracia o Chavez não entedeu?"
Você até foi buscar a definação de democracia no dicionário! impressionante - agora me responda uma coisa. Quem disse a vc que o Hugo Chavez está fererindo a democracia na Venezuela? se bem me lembro, ele foi eleito por sulfrágio universal (consulte o dicionário), legitimadamente com 70% de aprovação popular, ganhou mais outros dois referendos, enfrentou um golpe da burguesia insatisfeita com as medidas em prol do povo pobre venezuelano, e agora nos ultimos dias chamou um referendo,ou seja, consulta popular para aprovação de uma nova contituinte que não se resume só a questão da reeleição infinita, como dá enfoque os grandes meio de comunicação burgueses, há muitas mudanças que beneficiam a grande massa desfavorecida da venezuela. perdeu e no entanto, não fez nenhuma manobra para mudar o resultado do referendo. tenho certeza que se ele tivesse ganho a direita venezuelana ia dár um jeito de modificar o resultado ao seu favor.

Além disso,a grande causa do resultado negativo foi a abstenção em massa da maioria dos votantes em grande parte, pela dificuldade de locomover até os pontos de votação.

Ai vocÊ pode dizer e a decisão de cassar a licença da RCTV, foi autoritário, um ataque a liberdade de expressão, mas o que poucos sabem é que a licença é de propriedade do estado, portanto ele pode renovar ou não. Era o que devia ser feito com a Globo aqui no Brasil.

Diante disso, acho que vc deveria se pergunta. Na venezuela não tem democracia?

Como disse, acho que o governo Chavez tem ainda muitas debilidades porém, tem grandes avanços, e está modificando de maneira positiva a configuração politica na américa latina.

Postagens mais visitadas