Vale a pena

Só gostar de propaganda não seria suficiente. Se há uma coisa que me desperta muito interesse é o poder que ela tem de prender a atenção das pessoas, não digo isso só pelo simples fato do uso da persuasão, mas digo também pelos teasers (técnicas utilizadas em marketing, destinadas a chamar a atenção para anúncios subseqüentes), pelos virais e pelas guerrilhas.

Ressalto aqui a ação recente que está sendo desenvolvida para o site de relacionamento Limão, do Estado de São Paulo (Estadão), os primeiros vídeos foram lançados com pessoas dançando pelas ruas, atraindo assim, a atenção primeiramente dos mais curiosos e posteriormente de demais consumidores da idéia.

Não só ações pré-propaganda, mas também pós-propaganda, como é o caso de alguns vídeos que são veiculados em hotsites para divulgação de campanhas, ou que após a transmissão são disponibilizados para downloads devido à alta procura. Retomando o assunto da guerrilha que tecnicamente falando, são maneiras não convencionais para executar atividades de marketing e com orçamentos “apertados”, acho surpreendentes as mais variadas formas de ações que são desenvolvidas.

Vou deixar aqui alguns links, espero que estejam disponíveis quando estiverem lendo isso e mais para frente colocarei outras ações interessantes, novas ou antigas, o importante é a criatividade.

O primeiro é um comercial interativo, foi desenvolvido pela McCann-Erickson para o Core 2 Duo da Intel, mostra um vídeo onde você escolhe rotas e determina a vida de uma personagem, a maior sacada é essa interação que o vídeo possibilita e o resultado da tradução do conceito, mostrar que com o produto da intel você pode fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, vale a pena conferir, a campanha já está em sua segunda fase.

Mais de mim

Para esta segunda ação, foi passado um briefing de elaboração que dizia o seguinte: “Conseguir um excelente resultado com pouco recurso”. O slogan adotado foi “Nothing to Hide” o que traduzido significa “Nada a Esconder”. O site acompanha um vídeo, que é o ponto alto da campanha, para uma linha de produtos da empresa de cremes inglesa Elave. Apesar de ser uma ação e estar disponível gratuitamente na internet não considero o material próprio para menores, não contêm cenas fortes, porém, as imagens não são muito aconselháveis.

Elave

Esse outro vídeo é uma ação de guerrilha bem humorada que a agência TBWA de Nova York fez com a também agência, SAATCHI & SAATCHI enquanto estava em reforma, está nos dizeres que você será melhor recebido na TBWA e uma seta indica a direção, onde as duas estão localizadas na mesma avenida.

TBWA

Uma outra ação de Guerrilha interessante é essa feita pela ABF (Associação Brasileira de Franquias).

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Para mostrar um pouco mais do poder dos virais, posso citar um exemplo de como eles se massificam. Digo “citar” porque não colocarei aqui nenhum link relacionado ao tal assunto. Saiu a algum tempo no Youtube (pai dos virais), pessoas tendo reações ao verem determinado vídeo, o que despertou interesse e curiosidade em muitos para saber do que se tratava, e pior, muitos acharam tratar-se de mais uma boa ação de Marketing.

Recentemente o assunto chegou ao Brasil e fui atrás de mais informações, achei alguns Blogs comentando a respeito. Fica aqui uma dica de leitura, A Casa do Galo, e uma dica de amigo, isso não é um viral, é simplesmente um vídeo nojento, que utilizou inteligentemente de mais uma estratégia ousada de marketing, detentora de um retorno maravilhoso, o Viral.

Comentários

Anônimo disse…
Opa, valeu o link Tiago!

Muito bom seu blog, parabéns!

abraço,

Diego
Casa do galo
Nayara Diniz disse…
Olá!

Dicas boas de links, embora eu seja totalmente leiga no assunto.

Beijo

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