Ensaio sobre a cegueira

Não sei se já comentei aqui, mas um de meus escritores favoritos é José Saramago, isso, se ele não for o. Gosto das obras; gosto do jeito diferenciado de escrever, tanto gramaticamente como tipograficamente; o entrelace dos diálogos, parágrafos gigantes, tudo isso, fora o conteúdo das histórias que sempre levam uma bem humorada, picante, salgada e muitas vezes, romântica, crítica a sociedade.

Há um tempo, vem sendo rodado por Fernando Meirelles, o filme que irá representar, espero que fielmente, uma das melhores obras de Saramago. Nobel em Literatura com o romance "Ensaio sobre a cegueira", o escritor coloca um tipo de visão (contraditório) da população, que em meio a uma epidemia de cegueira, passa a “enxergar” nos outros, os seus apoios, e a “ver” nos mais próximos, a sobrevivência coletiva. A obra adaptada para o cinema conta com o nome de "Blindness" e com a presença de um time brasileiro, entre eles, Alice Braga, que também estrelou recentemente o filme "Eu sou a Lenda", e que se não me engano, fará o papel da Rapariga dos óculos escuros (informação contextual).

Ainda não há nada sobre o filme que tenha sido divulgado oficalmente, apenas fotos e alguns comentários. Mas, há um
Blog que é escrito em formato de diário de bordo desde o início das filmagens e resume bem o desenrolar de todo o processo. Até o momento desse post, o filme estava em sua 10ª edição (revisão, com edição e cortes após já terminada as gravações) e é encaminhado para mais um Test-Screenings (mostra feita antes do término das mixagens para um determinado público, como forma de pesquisa de avaliação).

O filme conta com algumas cenas feitas aqui no Brasil, como esta abaixo, rodada às margens do Rio Pinheiros.
.

.
Não sei como andam as espectativas em torno do filme, eu como adoro essa dupla (cinema e Saramago, não necessariamente juntos), estou bem ansioso, ainda mais depois das coisas que venho lendo no Blog citado acima. Esse filme com certeza deu um bom trabalho (literalmente), só que recomendo primeiro a leitura da obra, além de se criar mais facilmente um olhar crítico da coisa, tem-se uma noção melhor do que está vindo por aí.

Comentários

Fezinha disse…
Comecei a ler "Ensaio sobre a cegueira" porém um vendaval de provas e trabalhos no final do ano passado fez com que eu não conseguisse terminá-lo, mas minha curiosidade só fez aumentar, ainda mais depois de saber que haverá um filme.
Beijos
Anônimo disse…
Estou curiosa pra ver esse filme.
Com certeza vai sair coisa boa daí...Saramago + Meirelles e ainda Gael Garcia Bernal, ator q eu adoro!!!!

Vamos esperar...
Tiago Moralles disse…
Sou suspeito para opinar hehe.
Agatha disse…
putz, demais!

eu vou na estréia da pré-estréia, estou ansiosíssima pra ver o que vem...

já gostei das imagens.

bjos!
Tiago Moralles disse…
Promete mesmo.
Beijos.

Postagens mais visitadas