Ensaio sobre a cegueira

.

.
Se eu gostei? Sim.

Se superou minhas expectativas? Não.

Com estréia marcada só para o dia 12/09, tive a oportunidade de conferir em primeira mão, o novo filme de Fernando Meirelles. A exibição ocorreu nessa sexta (05/09) no Noitão (breve um post sobre isso) do HSBC Belas Artes, na Consolação, Avenida Paulista.

Com record de ingressos vendidos, a casa ficou extremamente lotada. Pessoas apertadas por pequenos espaços e corpos que misturavam suas massas em locais no qual, atualmente, a física mais conservadora não permitiria.

O meu principal defeito (?) é gostar de ler, pois acabei indo assistir à projeção com a memória ainda fresca nas páginas devoradas tempos atrás. O que tenho certeza que me prejudicou, junto com a alta expectativa, de ter visto um ótimo filme.

Não estou dizendo que o filme é ruim, de forma alguma, com uma história daquelas não tinha como ser, mas o que achei, foi que ocorreram alguns pecados que só podem ser notados e discutidos por quem já leu a obra de Saramago. Algumas cenas mais aceleradas e outras mais lentas poderiam ser evitadas. Bem como, outras que poderiam ser muito mais dramatizadas da mesma forma que no livro.

Eu sei que um livro é um livro; tem todo um poder de incentivar a imaginação e toda a força de construir uma realidade subjetiva; eu sei também que tudo que eu vi quando li, não tem nada a ver com o que Meirelles viu em sua leitura, e é exatamente nesse ponto que as coisas se tornam interessantes. Estereótipos de personagens que não ficam claros na história, ganham vida no longa, assim como cenários e situações, até então presentes apenas em minha cabeça.

Novamente com uma linda fotografia, Meirelles mostra seu ótimo olhar para o cinema e agrada uma platéia cheia de pessoas em suas poltronas e onde mais tivesse espaço
.

Comentários

Iasnara disse…
Veja o filme ou leia o livro, primeiro?
Salvo Senhor dos Anéis,
nunca consegui ficar feliz com uma adaptação literária em película.
É o olhar (ou o imaginar) de cada um, né, Tiago?
E saga se repete. Mesmo assim vou conferir.

bju, bom findi.
Tiago Moralles disse…
A leitura é sublime, ainda mais de um monstro da literatura como Saramago.
Confere sim, é sempre bom repertório.
Depois me diz o que achou.
Beijos.
Anônimo disse…
Fiz questão de comprar o livro para ler antes de ver o filme. Ainda não estou nem na metade do livro, mas já deu pra sentir que é uma obra e tanto. hehehe

Estou ansioso pra ver o filme.

;)

Abs
Tiago Moralles disse…
Agora fiquei com uma puta dúvida de qual dica te dar hehe.
Mas eu ficaria com a emoção do livro primeiro.
Haendel Dantas disse…
Fala Thiago!

Rapaz esse é daqueles filmes, onde você vê o trailer e deseja desesperadamente assistir!

Tenho o livro (estou na metade) e desejo mesmo ver como o Meireles trouxe pra telona, o que tem nas linhas...

Abraços rapaz!

Haendel Dantas
http://www.comunicadores.info
Tiago Moralles disse…
Cara, o que eu mais queria ver era como ele tinha levado personagens sem nome para a telona.
E te garanto, foi o que eu menos me preocupei assistindo.
poxa tiago, vim parar no seu blog nem sei como mas fiquei com uma inveja deste tamanho de vc... sou paulistana e não perdia por nada uma "balada" no noitão, mas estou morando em brasília e aqui, por incrível que pareça, essas coisas não acontecem. amanhã é o grande dia que estou esperando desde qdo soube que o filme estava senod produzido... ui. eu sei que vou gostar, mas entendo e concordo contigo, eu faço parte daquele grupo de pessoas que tem certeza que SEMPRE o livro é sempre melhor que o filme, então eu já dou aquele desconto pro Meirelles (hehehe). Puta cineasta!
Tiago Moralles disse…
Puta cineasta mesmo.
Obrigado pela visita e sinta-se da casa agora.
Quem sabe um dia não rola um Noitão.
Abraços.
Anônimo disse…
cara, vc acredita que eu ainda ñ vi, pq ainda ñ estreou aqui em ribeirão? mas qdo eu ver eu posto lá no blog, blz?

abraços
Tiago Moralles disse…
Vou esperar sua opinião então.
Unknown disse…
O livro e o filme achei maravilhoso,gostaria muito que o filme tivesse explorado mais detalhes ou até mesmo que fizesse um mini seriado para que desse tempo abordar outros pontos do livro.
A questão de sobrevivência e adaptação é incrivel, mostra bem que nem todos estão preparados para encarar uma situação de adaptação e sobrevivêcia. lIVRO NOTA 10!

Postagens mais visitadas