José Saramago - A consistência dos sonhos

1922, esse é o ano do início de uma linha cronológica, quase imperceptível, que nos acompanha desde a entrada da exposição. “A consistência dos sonhos”, fica no Instituto Tomie Ohtake e vai até 15 de fevereiro.

Algumas salas foram reservadas para contar uma história que parecia não caber em páginas e mais páginas de ensaios, reportagens e textos, acabados ou não. José Saramago, um ícone mundial da literatura, é também o primeiro escritor de língua portuguesa a ganhar um Nobel e está primorosamente retratado nessa exposição. Diversos livros estão a mostra, instalações e vídeo instalações ajudam a compor uma obra da vida de um artista.

A exposição transcorre com décadas e décadas de tentativas frustradas e acertos gratificantes. É possível acompanhar as datas de lançamentos das obras e comparar aos momentos vividos por Saramago. Apesar de ser suspeito para digitar tais elogios, por escrever de uma pessoa que muito admiro, recomendo a exposição.
.
.
Porém, quando uma última sala pôde ser vista, com uma cronologia de sucesso estampada na parede, dando fim não só à exposição, mas também á uma vida de letras muitas vezes irônicas, inteligentes e como sempre, densas, uma sensação de continuidade permaneceu no coração. Foram pequenos momentos muito bem aproveitados, só que o que eu mais desejei foi poder ver àquela linha continuar, não queria vê-la parada ali, no simples ano de 2008.

Comentários

Eu por mim mesma disse…
Pelo visto perdi a melhor parte do passeio. E quais foram suas impressões do 300% Espanha? Eu só gostei das coisas do Dali... rs...
Bjs e boa semana.
Tiago Moralles disse…
Realmente essa parte foi muito boa.

Mas tudo bem, ainda vai até fevereiro hehe.

Quanto ao 300%, não comentei porque a exposição acabou e não quis deixar ninguém com vontade de ir, mas gostei. Gostei mais de não ter visto quase nada de referência Bauhaus, apesar das épocas serem próximas.

Mas o que eu mais gostei foram das cadeiras.
Anônimo disse…
Hello Brothers

Looks 4 sure like www.blogger.com justmight be a wicked forum for me
I am lucky to have discovered it.


Who knows what happens next... All I know is: Sometimes a majority only means that all the fools are on the same side. :


Lol!

Anybody like Bonsai Tree


Looking forward to a good long membership here!

Missouri,Lamar

Postagens mais visitadas