Propaganda com os olhos do consumidor
Criar um conceito, uma campanha, um anúncio, um layout, um texto ou mesmo uma simples frase, não é somente pensar e ser criativo. A diferença se faz na capacidade de viver e sentir o público-alvo, na capacidade de entender os hábitos desse consumidor e na sensibilidade de poder ver com seus olhos.
Grandes nomes se consagraram no meio, justamente por ter esse feeling, algo desejado por muitos e inato de poucos. Não que isso seja impossível ou improvável de se alcançar, mas é mais difícil para aqueles que não querem enxergar. Nizan Guanaes é um bom exemplo de brasileiro que entende brasileiro. Bill Bernbach também é um exemplo. Além de bom entendedor de tendências, Bill foi responsável por grandes (enormes, quero dizer) mudanças nesse cenário.
Falar com o público certo é uma forma objetiva e rentável, mas não tão fácil como parece. A linguagem necessária para esse contato imediato, é proveniente de repertório e, sobretudo quando possível, de conhecimento de causa. Em opinião pessoal, as ações quando são criadas por olhos que têm o poder de ver para esses dois lados, dificilmente sofrem com resultados.
Exemplificando um pouco, coloco esta peça criada pela DPZ para o programa Reclame da Multishow, que com certeza pôde ser criada por alguém que já passou por essa etapa, ou ainda, alguém que convive diariamente com estagiários.
Grandes nomes se consagraram no meio, justamente por ter esse feeling, algo desejado por muitos e inato de poucos. Não que isso seja impossível ou improvável de se alcançar, mas é mais difícil para aqueles que não querem enxergar. Nizan Guanaes é um bom exemplo de brasileiro que entende brasileiro. Bill Bernbach também é um exemplo. Além de bom entendedor de tendências, Bill foi responsável por grandes (enormes, quero dizer) mudanças nesse cenário.
Falar com o público certo é uma forma objetiva e rentável, mas não tão fácil como parece. A linguagem necessária para esse contato imediato, é proveniente de repertório e, sobretudo quando possível, de conhecimento de causa. Em opinião pessoal, as ações quando são criadas por olhos que têm o poder de ver para esses dois lados, dificilmente sofrem com resultados.
Exemplificando um pouco, coloco esta peça criada pela DPZ para o programa Reclame da Multishow, que com certeza pôde ser criada por alguém que já passou por essa etapa, ou ainda, alguém que convive diariamente com estagiários.
Outros exemplos são estas peças criadas pela Mohallen Meirelles (referência em redação), falam perfeitamente com o público feminino e usam uma linguagem feita para esse público, o que só uma mulher poderia ter feito (a redatora Luciana Lins), dificilmente um homem conseguiria captar a sutileza da situação para criar um texto assim, que só é alcançado com os olhos do consumidor.
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