A mulher que escreveu a Bíblia - Moacyr Scliar

.
.
Acho que o que me fez ficar muito em dúvida se gostava ou não do romance, foi a mistura de linguagens. Não que seja ruim experimentar mas, não sei se a dosagem foi boa.

No romance, por meio de uma terapia de vidas passadas, a personagem principal descobre ter sido “responsável” por escrever a Bíblia (óbvio). Ela é uma das 700 mulheres de Salomão, a mais feia de todas e até passa por situações interessantes.

O legal do texto é justamente a criação de Scliar pra desenhar e explicar os acontecimentos em cima de todo o trabalho da tal escrita. Acho que aí ficou o problema, esses, que são os detalhes mais legais na construção da narrativa, foram os menos explorados.

O livro rendeu a Scliar, o Prêmio Jabuti em 2000. Scliar levou agora em 2009, mais um Jabuti na categoria romance, com o livro Manual da Paixão Solitária.

O mais engraçado é que o Jabuti, de uns tempos prá cá, já não vem agradando muita gente, ou pela repetição, ou pelo julgamento, ou às vezes, por causa de algumas qualidades. Não generalizemos, claro, mas espero que eu goste mais dessa nova obra de Scliar.

Li esse ano coisas bem melhores, mas fica a dica pra quem quiser discutir opiniões: A mulher que escreveu a Bíblia - Moacyr Scliar.

Comentários

Silvia disse…
Scliar me lembra infância,aos dez anos ganhei do meu pai um livro dele,Um País Chamado Infância
(1995),uma recordação que guardo até hj na prateleira!
Tiago Moralles disse…
Agora só falta ler né Sil hehe.
Anônimo disse…
É daí pra Zíbia Gaspareto e Paulo Coelho, hein...

Cuidado
Gordinha disse…
Esses prêmios ultimamente tão meio vendidos! Mas é bom ter na bagagem esses livros! Quando encontrar um bacana da Zibia gaspareto, poderia me recomendar? hahahahah!


Bjs!
=D
Sakana-san disse…
Nem vou comentar o prêmio Jabuti. Quero só deixar meu desprezo à ABL que tem como membro emérito Paulo Coelho. Queria eu estar lá para usufruir do seguro saúde incrível que a turma do chá das 5 tem direito. Pfff, e eu aqui na agência pleiteando um plano de saúde do fundo do quintal. Pergunte ao seu xará de "facu" a dureza que é trampar aqui onde eu estou. ^__-
Unknown disse…
É, fica a dica do livro que me fez recordar do livro A Tenda Vermelha de Anita Diamant que faz um retrato ficcional da vida das mulheres de Jacó que, com os doze filhos, foi personagem principal de capítulos do Livro do Gênese. Seria a história da Bíblia escrita por uma mulher. O seu propósito é o mais interessante.

Inté
CL disse…
Estou querendo ler tantos livros e não tenho tempo pra isso. Acho que minha vida literária só ressuscitará nas férias.
Marcelo Mayer disse…
(É daí pra Zíbia Gaspareto e Paulo Coelho²)
Talita Prates disse…
Não concordo com os comentários anteriores:
não acho que o Scliar seja um passo para Zíbia Gaspareto e Paulo Coelho (nheca! ainnn)

Eu me diverti com a leitura desse livro.

MacroBjo.
eloisa disse…
Estou lendo ele. lol
Cleyton Cabral disse…
É do caralhoooo! Assisti ao espetáculo no festival nacional Recife do teatrop nacional ano passado. Perfect!

Postagens mais visitadas